CLUBE OLIMPICO DE NATAÇÃO
O Esporte Clube Bahia após cerca de 10 anos competindo em provas de natação de piscina e de águas abertas, extinguiu o seu Departamento de Natação. Em verdade, este clube ao se inscrever na Federação Baiana de Natação, pretendia ganhar o direito de obtenção de verbas junto ao Comitê Olímpico Brasileiro. Também inscrito na Federação Baiana de Atletismo e de outro esporte olímpico, possivelmente o voley ou o boxe, podia se candidatar às operações de crédito.
Vale salientar que se o grande clube baiano obteve qualquer verba através dessa providência, o destino verdadeiro da verba era o futebol profissional. Essa é que é a grande verdade. Diz-se que o clube investiu também na sua sede na Boca do Rio, aonde fez até uma piscina de 50 metros. Apesar disso, a sua equipe nunca treinou nessa piscina. Realizava seus treinos na piscina olímpica da Fonte Nova.
Quando o Bahia se afastou, surgiu o Clube Olímpico de Natação sob a direção de Walter Figueiredo. Ele soube aproveitar muito bem a ocasião. Qualquer pessoa faria isto! Decorria o ano de 1968.
Este clube funcionou até recentemente e, suspendeu suas atividades por dois anos, em razão da destruição das piscinas da Fonte Nova para construção de um novo estádio.
Em 42 anos de atividade, este clube fez grandes atletas. Desenvolveu a natação da Bahia e muitos dos seus nadadores foram campeões brasileiros. Foi uma etapa de grande progresso técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário