quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FEDERAÇÃO BAHIANA DE NATAÇÃO




Ata de Fundação da Federação Bahiana de Natação realizada em 07 de agosto de 1953.

Aos sete dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e cinquenta e três, às vinte horas e trinta minutos com a presença de diversos desportistas que assinaram o livro de presença instituído para esse fim, foi declarada aberta a sessão, na sede e escritório do Esporte Clube Vitória, gentilmente cedida, ocupando-a o esportista Orlando Dórea Reis que, dizendo da finalidade da reunião pediu aos presentes que aclamassem o nome do esportista Carlos Martins Catharino para a presidência da reunião o que foi aceito com uma salva de palmas. Assumindo a direção dos trabalhos o Sr. Carlos Martins Catharino convidou os Srs. Orlando Dórea Reis e Aldo Doria de Mendonça para secretários dos trabalhos. Inicialmente o Sr. Presidente submete à aprovação nomes para a nova entidade, sendo escolhido o de Federação Bahiana de Natação. Foram convidados para comporem a mesa os Srs. Jorge Radel pelo Esporte Clube Vitória, José Guerra pelo Humaytá Esporte Clube, João Maria Soares pelo Esporte Clube Brasil, Edgard Brito pelo Sul América Esporte Clube. Foram explicadas as razões da fundação desta entidade especializada, uma vez que a Federação que atualmente superintende os desportos aquáticos não tem realizado normalmente competições e campeonatos de natação e pólo aquático. Na forma do decreto lei 3.199 de 14 de abril de 1941 e portaria ministerial nº 254 de 01 de outubro de 1941 foram designados aos representantes dos quatro clubes presentes já citados e os esportistas Orlando Dórea Reis, Eraldo de Gama Lobo, Carlos Martins Catharino, Newton Moura Costa, Otávio Dantas e Aderbal Costa Pereira de Freitas,superintendente de Educação Física, para comporem a Comissão para organização dos estatutos com poderes para dirigir a Federação até a sua legalização perante a Confederação Brasileira de Desportos à qual se filiará. Ficou marcada a data de 14 de agosto corrente para aprovação dos estatutos e eleição do Presidente, Vice-Presidente e Conselhos Técnicos. Os Srs. representantes dos clubes presentes ofereceram suas sedes sociais para reuniões da nova entidade. Nada mais havendo a tratar foi pelo Senhor Presidente encerrada a sessão da qual eu, Orlando Dórea Reis, servindo de secretário, lavrei a presente que assino com os demais esportistas considerados fundadores, para os quais apela o Sr. Presidente para seu comparecimento na sessão de aprovação dos estatutos. Assinam:Orlando Dorea Reis, Carlos Martins Catharino Edgar Brito, Antônio M. de Carvalho, Aldo Dorea de Mendonça, Jorge RadelNewton Moura Costa, Otávio de Oliveira Dantas, José Guerra, Cid José Mascarenhas, Antônio Amaral Carneiro, Tristão Menezes, Fernando R. Protasio ,Aderbal Costa P. de Freitas, João Maria Soares, Aurino Manoel de Almeida e Eraldo Gama Lobo

Acima, temos a reprodução da ata de fundação da Federação Bahiana de Natação (com H). Como se vê, assinam a mesma, nomes muito conhecidos da antiga natação, notadamente os nadadores Cid Mascarenhas, Antônio Gama do Amaral Carneiro, Tristão Nunes Meneses e Eraldo Gama Lobo. Não temos certeza se Aderbal de Freitas tenha sido nadador. Seu irmão Henrique Pedreira de Freitas foi um grande nadador de costas. Assinam também dois conhecidos técnicos: Otávio de Oliveira Dantas (Tavinho) e Aurino Manoel de Almeida. Presentes dois jornalistas da época: Newton Moura Costa e Fernando Protásio. Também presente Jorge Radel, grande remador e uma pessoa extraordinária.
Entre os dirigentes, podemos destacar Orlando Dórea Reis e Aldo Dórea de Mendonça, remanescentes do Conselho Técnico de Natação da Federação dos Clubes de Regata da Bahia, o primeiro pertencente aos quadros do Santa Cruz e o segundo do Vitória.
A presença na reunião de Carlos Martins Catharino deveu-se a sua futura indicação para ser o primeiro Presidente da nova federação, o que aconteceu dias após.

Sempre nos perguntamos o porque da indicação do senhor Carlos Martins Catharino para ser o primeiro presidente da Federação de Natação. Empresário de renome e pertencente a tradicional família baiana, o referido senhor não entendia de natação e talvez nunca tenha presenciado uma prova desse esporte. No entanto foi eleito por unamidade, apesar de existir na época nomes esportivos mais credenciados como, por exemplo, Aldo Mendonça e Orlando Dória Reis. Esse dois senhores, teriam tranladado com melhor desempenho a natação da antiga Federação dos Clubes de Regatas da Bahia para a nova Federação Baiana de Natação.

Como se nota, a Federação Bahiana de Natação tem 57 anos e hoje se chama Federação Baiana de Desportos Aquáticos. O presidente atual é Sérgio Figueiredo, filho do esportista Walter Figueiredo. Vem fazendo uma boa administração! Entende muito de natação. Foi nadador, técnico e é um grande estudioso desse esporte.

A nova denominação engloba além da natação de piscina, a de mar aberto e o pólo-aquático. Saltos Ornamentais se houver, também será de sua alçada.

Um comentário:

  1. Desejo total sucesso aos novos dirigentes da Federação Baiana de Natação, principalmente agora sob a direção do competente Presidente Prof. Sérgio Figueiredo. Neste caso, que novos campeões surjam desse belo trabalho realizado por vocês.
    Prof. Sebastião de Oliveira Ramos.
    Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro. ramostiao@gmail.com

    ResponderExcluir